Translate

sábado, 22 de outubro de 2011

INTRODUÇÃO À METAMORFOSE HUMANA

       Sejam bem-vindos a conhecer melhor este ser humano que diz: "- Deus? Sou Eu!" 

     Talvez, outras pessoas, assim como eu, venham se questionado como foi possível tal transformação na Humanidade em pouco mais de um século e meio, de modo que  o ser humano do século XIX parece não guardar nenhuma semelhança com o da era contemporânea. "Sou uma metamorfose ambulante!" Bradava aos cantos o cantor que partiu tão cedo. Ele estava certo.

      Nestes dias, com tantos fatos acontecendo através do mundo, eu tenho pensado muito em Nisietzsche como um visionário do século XIX, com o seu super-homem em "Assim falava Zaratustra." Um super-humano que por vezes assemelha-se ao próprio dragão biblíco Leviatã.

    Pois bem, a Humanidade sempre despertou-me muita curiosidade, e o estudo de sua História na mesma proporção. Em 1988, eu fiz um profundo estudo histórico que resultou num livro que entitulei "Verdades da Humanidade," está só no manuscrito como tantos outros. Em 2005 escrevi outro livro com base na pesquisa sobre a formação das redes de influência seculares, que perpetuaram-se pela força da tradição cultural na sociedade contemporânea, cujo título é "Tecelões de Redes." Percebi o quanto um livro está intrisicamente ligado ao outro, e considero que para entender a História da Humanidade é preciso conhecer as redes sociais que estabeleceram as engrenagens da sociedade humana. Se não fizermos isso os fatos parem soltos, como se ocorressem por acaso ou mera coincidência. E, ao meu ver, tanto a coincidência como o acaso são anomalias científicas. Tudo tem uma razão de ser, mesmo que desconheçamos os motivos.

   O conteúdo desse blog será voltado a prover de informações às novas gerações, para que elas compreendam o que está acontecendo no mundo hoje é consequência do passado. Creio que quem não conhece o seu passado não tem condições de construir um futuro sólido, pois um futuro sólido depende de não cometer-se os mesmos erros do passado, e no caso os mesmos erros dos nossos ancestrais.
            
      Também escrevo para aqueles que possuem curiosidade e sede de saber, para aqueles que a vida é sempre uma aventura e gostam de "viajar" na cabeça dos outros. Para vocês, eu digo: "Arrumem uma bagagem leve na cabeça, não tragam idéias pré-concebidas e estejam prontos para novas perspectivas, nós vamos zarpar numa viagem de descobertas. Eu garanto!"

      Na primeira etapa dessa viagem considerei fundamental apresentar os "Tecelões" através da História, pois assim fica mais fácil de compreender o que passará a ocorrer a partir da segunda metade do século XIX e nos trará até os dias de hoje.

       Todos prontos? Lá vamos nós!!!!

                                                                                                                Bia Botana
                                                                                                               Outubro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário